Características da Placa

Home > Tudo > Informações > Características da Placa

Depois de desenvolvido e testado o seu projeto na plataforma Arduino©, uma das mais importantes características, é que o mesmo pode ser reproduzido separadamente em uma protoboard ou em uma placa de circuito impresso. Para isso, basta utilizar o microcontrolador já gravado, e adicionar alguns componentes eletrônicos básicos para o seu funcionamento, e estará pronto um Arduino© Standalone definitivo.

Este é o objetivo da placa Standalone Atmaker 1.3, facilitar todo este processo, sendo uma placa minimista, bem organizada e de simples montagem, possuindo todo recurso básico e necessário para o seu funcionamento, semelhante a um Arduino© UNO convencional.

Com a placa standalone, você estará liberando o Arduino para desenvolvimento de outras aplicações.

Da mesma forma que um Arduino© convencional, a Placa Standalone Atmaker pode ser utilizada em diversos projetos, usufruindo de todos os recursos de suas portas de entrada e saída.

placa atmaker foco

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE PLACA

  • Saída de 5v, garante a alimentação para todo o funcionamento da placa, pois esta é a tensão máxima suportada pelo microcontrolador Atmega328p-PU.
  • Saída de 3.3v, geralmente utilizado para alimentação de módulos e componentes adicionais que exigem esta tensão.
  • Led, ao estar acesso, informa que a placa está ligada ou energizada.
  • Botão Reset, tem como objetivo reiniciar o sistema quando necessário.
  • Entrada que auxilia na gravação do bootloader no microcontrolador.
  • Entrada para módulos conversores TTL > USB, que são responsáveis pela comunicação entre a placa e seu computador, possibilitando assim a gravação dos códigos (sketchs) no microcontrolador, utilizando também a placa Atmaker 1.3 como uma plataforma de desenvolvimento semelhante a um Arduino© Uno.
  •  Opções de soldagem para a utilização tanto do conector Jack P4 Fêmea, quanto a do Borne de 2 terminais, ou se desejar, ambos.
  •  A disponibilidade de todas as portas de entrada e saída do microcontrolador para serem programadas de acordo com a necessidade do projeto em questão.

DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES NECESSÁRIOS

atm

Microcontrolador Atmega328p-PU

Principal componente deste kit, podendo ser programando para funções específicas, é responsável por todo gerenciamento e controle do circuito. Este componente neste kit não deve ser soldado, e sim acoplado ao soquete de 28 pinos.

Identificação na placa: IC1

soquete

Soquete de 28 Pinos

Responsável por acoplar o microcontrolador, evitando assim a soldagem do mesmo, facilitando sua remoção quando necessário. Para que isso seja possível deverá ser soldado a placa antes do microcontrolador.

Identificação na placa: IC1

borne

Conector Borne de 2 T

Uma opção de suporte na entrada da alimentação, utiliza dois parafusos para fixação dos fios. Fique atento a indicação de polarização na placa. Dependendo do plug de conexão de sua fonte, o mesmo pode ser substituído pelo conector Jack P4 Fêmea.

Identificação na placa: GND-VIN

jack

Conector Jack P4

Outra opção de suporte na entrada da alimentação, a maioria das fontes para esta finalidade já vem com este plug macho como padrão, fique atento a indicação de polarização do mesmo.

Dependendo do tipo de plug da sua fonte, o mesmo pode ser substituído pelo conector Borne de 2 terminais.

Identificação na placa: DC-INPUT

reg 5v

Regulador de Tensão 5V

Garante a tensão estável de 5v para alimentação geral da placa. Este componente em formato SMD, possui o encapsulamento SOT-223, seu tamanho é bastante reduzido, e deve ser soldado no lado das trilhas da placa, embora possua polarizações, ao soldar os 4 terminais na placa é eliminado qualquer chance de inverter sua posição.

Identificação na placa: 5v (no lado das trilhas da placa)

reg 3

Regulador de Tensão 3.3V

Garante a tensão estável de 3.3v para os módulos, ou componentes auxiliares que podem ser acoplados ao projeto. Este componente no formato SMD, possui o encapsulamento SOT-223, seu tamanho é bastante reduzido, e deve ser soldado no lado das trilhas da placa, embora possua polarizações, ao soldar os 4 terminais na placa é eliminado qualquer chance de inverter sua posição.

Identificação na placa: 3.3v (no lado das trilhas da placa)

certamico eletro

Capacitor Eletrolítico de 10pf

Serão utilizados 3 unidades deste capacitor neste kit, que tem como finalidade evitar pequenas oscilações na corrente após sua passagem pelos reguladores AMS1117.
Este componente possui polarização.

Identificação na placa: C1, C2 e C3

diodo

Diodo 1N4001

Utilizado para não deixar que ocorra retorno de corrente, evitando assim alguma queima de componentes. Observe sua polarização, caso ligue ao contrário não será possível a passagem de corrente.

Identificação na placa: D1

chave

Chave Táctil de 4 Terminais

Utilizada para resetar ou reiniciar o sistema do microcontrolador quando for necessário. Será ligado ao pino Reset do microcontrolador  juntamente com um resistor com a função de manter o nível alto quando o botão não estiver sendo acionado, evitando assim que o microcontrolador fique reinicializando.
Identificação na placa: RESET

led

Led de 5mm

Apenas para indicar o estado da placa como ligada. Componente possui polarização.
Identificação na placa: LED

resistor 10

Resistor de 10k

Resistor responsável por reduzir a tensão de 5v para o jampeamento do botão reset.
Este componente não possui polarização.

Identificação na placa: R2

resistor 470

Resistor de 470 ohms

Resistor responsável por reduzir a tensão de 5v para o perfeito funcionamento do Led. Este componente não possui polarização.

Identificação na placa: R1

cristal

Cristal Oscilador de 16 mhz

Responsável por garantir a leitura constante de todo o processamento do código no microcontrolador. Este componente não possui polarização.
Identificação na placa: KR

certamico 22

Capacitor Cerâmico 22pf

São utilizados 2 unidades deste capacitor, sua função será efetuar o aterramento necessário  para o cristal  oscilador. Este componente não possui polarização.
Identificação na placa: C4 e C5

certamico 104

Capacitor Cerâmico de 0.1uf

Auxilia o microcontrolador através do pino 1 na gravação dos códigos utilizando um módulo TTL > USB. Este componente não possui polarização.
Identificação na placa: C6

barra

Barra de Pinos Macho

Esta barra é utilizada para facilitar a conexão de jumpers aos terminais representantes das portas do microcontrolador e saídas de tensão.
Identificação na placa: ANALOG, DIG1, DIG2, DIG3, +5V e +3.3V

PLACA STANDALONE ATMAKER 1.3 - 2016